SE divulga os escolhidos para Diploma de Honra ao Mérito “Professor Paulo Freire” – Edição 2024

Há 11 anos, a Câmara Municipal de Mogi Guaçu, em respeito ao Decreto Legislativo Nº 345, de 13/08/2013, homenageia com o Diploma de Honra ao Mérito “Professor Paulo Freire”, 15 professores da Rede Municipal de Ensino por suas condutas pedagógicas. Essa escolha, entre tantos excelentes trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da Educação, é feita pelos gestores das escolas, numa primeira fase, e por uma Comissão formada por supervisores, coordenadores e membros do CME (Conselho Municipal de Educação) numa segunda fase. Este ano, os 15 escolhidos foram:

Bianca Levine Romão do Nascimento, Nidia Nunes dos Santos e Rita Poletini com o Projeto “Sabores e Saberes” na CEI “Leonor Mendes de Barros. Um projeto que surgiu da inquietação das crianças acerca da cor do feijão e do arroz que, às vezes, é preparado com açafrão. “Por que tem dia que a comida está com uma cor diferente?” – questionaram as crianças.


Andréa Márcia de Mello Rodrigues, Márcia Ap. Leme e Shirlei Cristina Matiello Dainezi com o Projeto “Texturas e Sensações” na CEI “Synésio Ramos”. Com atividades voltadas para o desenvolvimento sensorial, fundamental na primeira infância, as crianças exploraram seus sentidos através da curiosidade, da criatividade e da expressão emocional.

Miriam Oliveira Paliares com o Projeto “Criança aprende fazendo Arte” na EMEI “Prof. José Maria Rangel”. Sabendo que a Arte é um meio poderoso de expressão e comunicação, esse projeto permitiu o desenvolvimento da sensibilidade, da percepção e da reflexão das crianças.

Deyse Ap. Farkas Neves com o Projeto “Histórias para quem tem Histórias” na EMEF “Claudina de Oliveira Ramos”. Partindo de uma leitura de um texto de opinião publicado no jornal local Gazeta Guaçuana – “Combater o etarismo é dever de todos” (22/04/2024) – iniciou-se uma discussão e os estudantes deram depoimentos e impressões sobre o Lar de Idosos Plenitude, localizado na Chácara Alvorada, bairro onde a escola se situa. Assim nasceu esse projeto que uniu diferentes gerações e influenciou positivamente o modo dos estudantes verem a terceira idade.

Alessandra Vergani Silva com o Projeto “Eu escrevo Jornal” na EMEB “Guilhermina Lopes Rodrigues”. Um projeto que incentivou os estudantes a não apenas explorar a linguagem jornalística, mas a despertar o desejo de ler com criticidade, interpretar a realidade que os cerca e sugerir soluções para a transformação qualitativa da comunidade onde vivem.

Ana Maria Gabriel de Melo com o Projeto “Pequenos Leitores” na EMEF “Prof.ª Isaura Ana de Freitas Campos”. Aqui o Apoio Pedagógico foi além do senso comum: a professora Ana Maria oportunizou situações em que os estudantes, que ainda não haviam cosolidado a escrita alfabética, avançassem em suas aprendizagens com situações reais no ambiente onde vivem, as ruas do bairro.

Daniela Ferreira Mendonça e Vandenilda Gomes Kawati com o Projeto “Jocantinho” na EMEF “Prof.ª Maria Diva Franco de Oliveira”. A partir de uma oficina on-line realizada pelo Jornal Joca (que é lido pelos estudantes da escola) cujo tema foi “O combate à desinformação na Escola”, nasceu o JOCANTINHO, um espaço voltado para a leitura de jornais destinados a todas as idades e onde as crianças e os adolescentes desenvolvem habilidades socioemocionais e do campo de atuação da vida pública, como leitura e escuta compartilhada e autônoma e oralidade.

Luís Antônio de Brito Galbês com o Projeto “Ginástica Geral” na EMEF “Prof.ª Rita de Cássia G. da Silva Cola”. A proposta central desse projeto é a criação de possibilidades através do “SE – Movimentar”, despertando o protagonismo dos estudantes dos 3ºs e 4ºs anos, oportunizando vivências e ressignificando movimentos. Aqui, a Ginástica mudou atitudes e valores ligados às relações interpessoais do cotidiano da escola e, consequentemente, da vida.

Isabel Cristina Grassi Mainete e Paula Cristina de Brito Teodoro com o Projeto “Sarau Show” na EMEF “Prof.ª Rita de Cássia G. da Silva Cola”. Unindo dois projetos do Ensino Fundamental II, “Sarau” e “Show de Talentos”, as professoras Isabel e Paula uniram diferentes movimentos artísticos. Talentos instrumentais, canto, poesia, dança, desenho, arte marcial e, até, cubo mágico foram apresentados, colocando os estudantes como protagonistas do ambiente escolar e despertando a curiosidade e a vocação de seus pares.