EMEF Antônio Giovani Lanzi desenvolve projeto “Voleibol na Escola”
Com o objetivo de fomentar e democratizar o acesso à prática esportiva e de lazer, com caráter formativo educacional, dirigidos às crianças e adolescentes, foram realizados, neste ano de 2024, alguns projetos esportivos na rede municipal de ensino. Na EMEF “Antonio Giovani Lanzi”, o Projeto “Voleibol na Escola” veio como uma forma de ampliar as possibilidades extracurriculares a serem desenvolvidas pelos estudantes do 4º ao 9º ano, no contraturno das aulas regulares.
Esse projeto, executado pela professora Sabrina Miguel da Silva, oferece a prática esportiva com qualidade, visa promover a inclusão social e cria condições de aproveitamento de tempo e de espaços, concretizando o conceito de formação integral, desenvolvendo as potencialidades humanas em seus diferentes aspectos: cognitivos, afetivos e socioculturais. Além disso, promove a prática de valores e o desenvolvimento da cidadania por meio das aulas esportivas, desenvolve hábitos saudáveis, contribui para redução das situações de risco social, reduz a evasão escolar através do fortalecimento à consciência ao estudo incentivando a frequência escolar.
A metodologia de trabalho do projeto integra conteúdos na visão de um processo educacional permanente. Fundamenta-se nos princípios sócios educativos utilizados em práticas de técnicas que propiciam o saber coletivo, a capacidade de organização grupal, a participação e a cooperação, a reflexão crítica e a emancipação, o posicionamento do educando como sujeito em sua totalidade, tornando-o agente de sua aprendizagem a partir da realidade na qual está inserido.
As atividades propostas favorecem a reflexão sobre valores éticos e estéticos subjacentes a todas as interações humanas que envolvem a corporeidade e o desenvolvimento motor. Neste sentido, permite-se que o potencial educativo do esporte aja como elemento principal para inserção social, a preservação de valores morais e de civismo, a promoção da saúde e a valorização das raízes e heranças culturais.
O aprendizado nesse projeto é contextualizado, respeitando as características da comunidade em questão. Temas transversais de aprendizado complementar são utilizados e, assim, após um treinamento de voleibol, são promovidas discussões sobre relacionamento interpessoal e familiar, direitos e deveres e solidariedade. Enfim, trata-se de um projeto que utiliza todos os recursos pedagógicos com criatividade a fim de incentivar a capacitação de uma consciência comunitária, onde somente o avanço coletivo alicerçará o desenvolvimento social.