EMEFs fazem os encerramentos dos Projetos de Espanhol do ano de 2024
Projetos │02/12/2024
Sete escolas municipais, de 1º a 9º ano, possuem projetos de Língua Espanhola no contraturno das aulas regulares. São elas EMEF “Anira Franco de Campos”, EMEF “Antônio Giovani Lanzi”, EMEF “Prof. Geraldo Sorg”, EMEF “João Bueno Jr.”, EMEF “Prof.ª Márcia Helena M. Falsete Risola”, EMEF “Prof.ª Maria Diva Franco de Oliveira” e EMEF “Prof.ª Marina Ap. R. Paschoalotti”. Ao todo, neste ano de 2024, participaram dos projetos de espanhol, em suas respectivas escolas, estudantes.
A Justificativa do Projeto
O Espanhol é um idioma de origem latina, semelhante à língua portuguesa. O que justifica o seu estudo em nossos dias é, principalmente, a importância que ele assume no mundo moderno, as suas raízes culturais além dos aspectos fronteiriço, editorial e geopolítico.
A língua espanhola é a segunda mais falada no planeta, sendo uma língua importante tanto no contexto acadêmico quanto profissional. Essa língua riquíssima é pouco conhecida por nossos estudantes e precisa mostrar presença marcante no meio escolar de forma prazerosa e dinâmica, visando a sua aceitação e melhor aproveitamento na aprendizagem. Conhecer a língua e a cultura dos países hispano-falantes amplia as oportunidades de entendimento de diversas realidades, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais nas crianças.
Este projeto tem como finalidade introduzir e expandir o conhecimento sobre esse idioma e as culturas dos países hispânicos, criando um ambiente interativo e envolvente para os alunos.
O objetivo do Projeto
O objetivo inicial da Secretaria Municipal de Educação é familiarizar o estudante com a língua espanhola, fazendo-o compreender a necessidade de aprendê-la e tê-la em seu currículo, bem como desenvolver competências e habilidades necessárias à aquisição desse idioma. Além disso, a finalidade dos projetos específicos de cada escola é – de forma geral – proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem significativa da língua espanhola, abordando aspectos culturais, linguísticos e sociais dos países hispânicos.
Para isso, foram criados ambientes de leitura, com recursos audiovisuais, além dos livros sugeridos pelas professoras, para o desenvolvimento dos trabalhos com a meta de formar alunos aptos na compreensão leitora e na utilização oral e escrita dessa língua em momentos distintos.
Os Produtos Finais
A partir da segunda quinzena de novembro, os estudantes das setes escolas contempladas com o Projeto de Espanhol realizaram apresentações para as suas comunidades. Teatro, música, jogos, culinária e exposições foram produtos finais produzidos a partir do conhecimento adquirido durante o ano.
A Secretaria Municipal de Educação manterá, em 2025, as aulas de Língua Espanhola nessas escolas e a meta é expandir o projeto para outras unidades nos próximos anos.