Escolas Municipais finalizam o Projeto “Compartilhando um Álbum de Memórias”

Projeto │08/11/2024

O projeto Compartilhando um Álbum de Memórias tem sua inspiração no fato das crianças gostarem muito de se envolver em situações de pesquisa e descoberta. São seres construtores de cultura e, portanto, necessitam de momentos em que possam ser verdadeiros produtores de linguagem. Sendo assim, “para comunicar as práticas sociais da linguagem acerca da leitura, da escrita e da oralidade, é necessário que elas funcionem na sala de aula de maneira similar a que ocorre na prática social” (LERNER, 2001).

Estudantes do 1º Ano produzindo fichamento sobre animais, uma das produções do álbum de memórias.

Esse projeto oportuniza que nossos pequenos leitores e escritores, com base na intervenção do professor, tenham oportunidades de duvidar, reler seu texto, riscar, adicionar informações, consultar outro texto, reformular, experimentar uma edição melhor ou deixá-lo tal qual está. Seus objetivos são que os estudantes do primeiro ano da Educação Básica participem de momentos reais de comunicação escrita na própria sala de aula e com crianças de outra unidade escolar, vivenciem momentos de leitura autônoma fazendo antecipações sobre o significado dos textos por meio de indícios e progridam na compreensão do sistema de escrita alfabética.

Durante o projeto, eles familiarizaram-se com os gêneros propostos, participaram de momentos de registro coletivo, em pequenos grupos ou individuais nos processos de escrita envolvidos e se envolveram no planejamento e elaboração do álbum de memórias: o produto final, dando sentido ao que a turma fez a partir de cada material que recebeu da escola parceira, pois a proposta era que cada escola trocasse produções textuais com outra unidade escolar com o propósito comunicativo de que os alunos vivenciassem situações reais de uso da linguagem escrita por diferentes meios.

Crianças da EMEF Emília visitaram a EMEF Guilhermina para uma das etapas do projeto.

As escolas trabalharam em duplas onde estabeleceram contato com a outra no sentido de que as crianças pudessem efetivar a comunicação por diferentes meios. O objetivo foi que a cada mês alguma produção textual, trabalhada dentro de um propósito comunicativo, fosse trocada com a outra turma. Além destas atividades mensais, ao final do projeto, a proposta foi que eles trocassem um álbum de memórias, que foi construído aos poucos durante o segundo semestre.