3º Festival de Dança entre as Escolas Municipais

Mais de mil estudantes do 6º ao 9º ano subiram no palco do Teatro TUPEC, no Centro Cultural, nas manhãs dos dias 24 e 25 de abril, para apresentarem trabalhos coreográficos em diferentes modalidades no 3º Festival de Dança entre as Escolas Municipais, uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Cultura, que atende aos propósitos trazidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Lei n° 5.509, de 16 de setembro de 2021, que institui o “Festival de Dança entre Escolas” e na Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Esta traz o fomento à prática da Dança e o fomento à equidade, educação para as relações étnico-racionais e educação escolar quilombola enquanto manifestação artística nos diferentes espaços públicos. O Festival, em seu terceiro ano, se tornou uma importante ação que a Secretaria de Educação de Mogi Guaçu, por meio do currículo desenvolvido nos Anos Finais nas escolas municipais pelos docentes de Artes e Educação Física, proporciona aos estudantes a oportunidade de conhecer, apreciar, criar e vivenciar – na escola e fora dela – experiências com sentido e significado dessa manifestação artística, linguagem esta que expande possibilidades de formação, apropriação de espaços públicos e participação social. O III Festival de Dança entre as Escolas Municipais de Mogi Guaçu trouxe uma amostra das vivências práticas desenvolvidas por estudantes dos 6° e 7° anos com trabalhos coreográficos das Danças Urbanas e os trabalhos coreográficos dos estudantes do 8° e 9° anos com as Danças de Matriz Indígenas, Africana e Afro-Brasileira, além dos trabalhos coreográficos de Dança Contemporânea.
14º Festival de Atletismo

Em uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Esporte, o 14° Festival de Atletismo de Mogi Guaçu foi realizado nas manhãs das quintas-feiras, 15 e 22 de maio, com os estudantes dos 4ºs e 5ºs anos respectivamente, no Estádio Municipal Carlos Nelson Bueno, o Furno. A competição contou com 1.600 estudantes das 24 escolas municipais.
O festival tem como objetivo possibilitar a vivência do esporte para os estudantes, além da interação entre eles e destacando a importância da atividade física no dia a dia. “A intenção maior é ver esses rostinhos felizes das crianças. Poder dar a oportunidade de eles viverem esse ambiente de competição. Tenho certeza de que isso foi concretizado nesses dias de Festival”, afirmou a supervisora de ensino Ana Paula Vilela.
As modalidades disputadas foram: salto em distância, corrida de 75 metros, arremesso de pelota e revezamento 4x100m, sendo todas divididas nas categorias masculino e feminino. Os resultados das provas ainda vão ser tabulados para que as premiações sejam realizadas.






