Projeto Intercâmbio Literário: Para além da Leitura…
O projeto “Para além da Leitura…” é um projeto em rede de intercâmbio de indicações literárias entre os estudantes dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos das 24 EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) de Mogi Guaçu. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Educação que nasceu da preocupação em formar leitores literários, pois esta traz inúmeros benefícios como o desenvolvimento da criatividade e do senso crítico, o aumento da capacidade de concentração, a melhora da escrita e a ampliação do vocabulário.
É um projeto muito dinâmico onde os estudantes passam por uma experiência interativa de leitura literária e trocam suas percepções sobre aspectos e preferências não apenas entre seus pares de turma, mas também com colegas de outras unidades escolares. São atividades permanentes de leitura a partir do material do “Clube de Leitura CEDAC – Comunidade Educativa”. Após a leitura de um livro, o estudante escreve indicações literárias com o objetivo de apresentar a obra lida e despertar o interesse por ela em outros leitores. Cada texto de indicação é revisado e editado antes do compartilhamento com a escola parceira, que é pré-determinada. Para compartilhar essas indicações, cada unidade escolar determina o melhor canal de comunicação de acordo com a sua realidade. Há escolas que produzem fichas de indicações literárias, há as que fazem resenhas através de vídeos e podcasts e há as que optam por colocá-las dentro de outro projeto – o Jornal da Escola, que é enviado de forma on-line, contendo em sua edição as indicações e outros gêneros textuais.
Contudo, dentro da própria escola, como dito anteriormente, existem outros objetivos sendo alcançados com uma sequência de interações que envolvem rodas de leitura, discussão sobre impressões estéticas das obras e debate sobre os temas e as impressões pessoais. Sendo assim, o projeto vai além. Ele trabalha as relações interpessoais e as competências socioemocionais, tão necessárias em nossa época digital.
Ao final desse semestre, o projeto será finalizado com cada turma se despedindo de sua turma parceira por meio de uma carta coletiva, expressando suas impressões das leituras realizadas mediante as indicações literárias recebidas. Porém o final do semestre não representa, em absoluto, o fim do projeto. Em 2025 ele continuará.