Rede Municipal de Ensino realiza a 1ª Edição da Gincana “πrados por Matemática”

Projeto Educacional│18/10/2024

Entre os dias 11 e 24 de outubro, os mais de 2.900 estudantes do Ensino Fundamental II (6º a 9º ano) das escolas municipais participam da Fase Escolar da 1ª Edição da Gincana “πrados por Matemática”. Trata-se de uma iniciativa idealizada pela coordenadora da disciplina no CIC (Centro de Inovação e Capacitação), Simone Cristina Marin Galbier. “Essa gincana tem como objetivo despertar o interesse pela matemática, apresentando-a de uma forma diferente e incentivando o protagonismo dos estudantes através dos jogos de raciocínio lógico”.

Estudantes participam da 1ª Edição da Gincana “Pirados por Matemática”

A Secretaria de Educação acredita que abordar as unidades temáticas da Matemática com uma competição é atraente e divertido, visa à aprendizagem dos conceitos envolvidos de forma contextualizada, estimula na busca do conhecimento matemático e na aprendizagem significativa e cooperativa. Ao todo, são 08 tipos de jogos divididos em oficinas, que os estudantes visitam e jogam durante o período da gincana na escola. São eles: Treminó, Dominó (de fração, de figuras geométricas, de potência, raiz, algarismos romanos, de quantidade, adição e multiplicação), jogos dos números inteiros, Avançando com o Resto, Batalha Naval, Sudoku, Quiz e Tangran. Em todas as categorias, há a adaptação desses jogos visando a inclusão de todos os alunos.

Após a Fase Escolar, os 40 estudantes com melhor desempenho em suas escolas participarão da Fase Geral que ocorrerá no Ginásio “Carlos Nelson Bueno”, o Furno, em datas a serem definidas. “Trata-se de mais uma oportunidade de valorizar nossos alunos com potencial para a matemática.”, afirmou a coordenadora Simone.

Integração entre os Componentes Curriculares

Antes da Fase Escolar, os estudantes participaram de um concurso onde tiveram a tarefa de criar um nome para a gincana. Todas as turmas foram envolvidas e, posteriormente, ocorreu uma votação em cada unidade escolar para eleger o nome que a representaria na votação municipal.

Com os nomes criados pelas 11 EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental), a Secretaria de Educação promoveu uma eleição, via rede social, para que a população em geral elegesse o nome que representaria a Gincana de Matemática. O nome vencedor foi: Pirados por Matemática, criado pelo aluno Pedro Otávio Nogueira, do 8º ano da EMEF “Profa. Maria Diva Franco de Oliveira”.

Mascote e Logotipo

A Secretaria de Educação também realizou um concurso, a partir do nome da Gincana, para a escolha da mascote e do logotipo, trabalho desenvolvido pelos professores de Artes de cada escola. O objetivo foi criar uma identidade para o evento, atraindo ainda mais as crianças e os adolescentes.

Da mesma forma como foi a escolha do nome, a mascote e o logotipo foram enviados, um de cada EMEF, para a votação em rede social. A escola vencedora foi a EMEF “Profa. Márcia Helena Falsete Risola” com as criações da estudante Rafaela Paloma Horácio de Oliveira, do 9º ano B, que contou com a ajuda do colega Vinícius da Silva Jesuíno, que deu o nome – Pierre – a mascote, em referência ao símbolo do “Pi”, presente no nome da gincana.