SUBSÍDIO PARA TRANSPORTE DE ESTUDANTES DE CURSOS DO ENSINO MÉDIO (TÉCNICOS/ PROFISSIONALIZANTES) E DO ENSINO SUPERIOR


* O QUE É ?

É um benefício, autorizado pelas Leis Municipais nº 5.731/2023 e 5.792/2023 (alteração), concedido para o transporte de estudantes de cursos do Ensino Médio (Técnicos/ Profissionalizantes) e do Ensino Superior ministrados em Instituições de Ensino oficiais de Mogi Guaçu ou de outras localidades.


* QUEM TEM DIREITO ?

Estudantes cuja renda mensal familiar líquida (deduzidas Contribuição Previdenciária e Imposto de Renda) comprovada, seja inferior ou igual ao correspondente a três vezes e meia o valor do Salário-Mínimo em vigor, nacionalmente.


* COMO CALCULAR A RENDA MENSAL FAMILIAR LÍQUIDA:

1º) Descobrir a Renda Líquida. Somar os rendimentos brutos recebidos no mês e deduzir o INSS e IRRF:

Rendimento Bruto – Contribuição Previdenciária (INSS) – Imposto de Renda (IRRF) = Renda Líquida

  • Fazer esse cálculo para todos os membros da família que possui renda.

2º) Somar todas as rendas líquidas recebidas no mês pelos membros da família:

Soma de todas as Rendas Líquidas da Família  = Renda Familiar Líquida.

  • É através do valor da Renda Familiar Líquida que será determinado o percentual do Subsídio.

Família: unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por ela, todas moradoras de um mesmo domicílio.


* QUAIS AS CONDICIONALIDADES ?


As exigências estão dispostas nas Leis Municipais nº 5.731/2023 e 5.792/2023 (alteração):

 Os cursos e os estabelecimentos de Ensino deverão ser reconhecidos por Órgão Público Federal ou Estadual competente;

– O transporte deverá ser realizado, exclusivamente, por veículo fretado, desde que tenha capacidade de, no mínimo, 10 (dez) passageiros, constante de documento oficial;

 O estudante deverá comprovar, documentalmente, que frequenta a Unidade de Ensino, ao menos, três (3) vezes por semana;

– Doar, anualmente, um kit de gêneros alimentícios não perecíveis, destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social, exceto em casos de Isenção, que serão determinados pela avaliação socioeconômica realizada pelas Assistentes Sociais.

* QUAL O VALOR DO BENEFÍCIO ?

O valor repassado será uma porcentagem do que o estudante gasta com o transporte, sendo essa porcentagem determinada pela renda familiar líquida mensal:

  • Obs.: Valor do Salário-Mínimo Vigente – R$ 1.412,00.

* COMO SERÁ O REPASSE ?

O valor do subsídio será repassado através de PIX. A Chave PIX deverá ser de titularidade do estudante beneficiado, em qualquer instituição bancária, e enviada, através da Plataforma, apenas quando solicitada. O repasse não será mensal. Durante o ano serão feitos 04 (quatro) repasses, ainda sem datas determinadas:

  • 1º repasse será referente aos meses de fevereiro, março e abril;
  • 2º repasse será referente aos meses de maio e junho;
  • 3º repasse será referente aos meses de agosto, setembro e outubro;
  • 4º repasse será referente aos meses de novembro e dezembro.


* COMO SOLICITAR ?

O estudante deverá preencher o requerimento e anexar todos os documentos exigidos para análise socioeconômica, durante o período de inscrição, conforme orientações do edital publicado pelas Secretarias de Assistência Social e de Educação.


* QUAL O PERÍODO DE INSCRIÇÃO ?

O período de inscrição será das 08h00 do dia 04/03/2024 às 16h00 do dia 15/03/2024.


* COMO ACESSAR A PLATAFORMA ?

O estudante deverá clicar no link abaixo “INSCRIÇÃO PARA SOLICITAR O SUBSÍDIO”. Ao acessar a plataforma pela 1ª vez, este deverá criar seu login e senha(manual abaixo) e aguardar a validação do cadastro. Após essa etapa, ele poderá realizar o processo de requerimento do subsídio. Para alunos que já tiveram o benefício em 2023, o login e a senha serão os mesmos.


* QUANDO SERÁ DIVULGADO O RESULTADO ?

Após o fim das análises socioeconômicas realizadas pelas Assistentes Sociais. Todo o processo será online, desta forma, o estudante será o responsável em acompanhar a sua inscrição através do seu login e senha, na plataforma.


* MEU PEDIDO FOI INDEFERIDO. O QUE FAZER ?

No caso de pedido indeferido, o estudante terá o prazo máximo de 4 dias corridoscontados a partir do dia da divulgação do resultado na plataforma, para entrar com o processo de recurso. Após esse período, o processo de requerimento será encerrado automaticamente.


* ATENÇÃO!!!

LEIA ATENTAMENTE O EDITAL E PROVIDENCIE TODOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS ANTES DE INICIAR O SEU REQUERIMENTO, POIS AO ENVIÁ-LO NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL REALIZAR ALTERAÇÕES.

ALGUNS CAMPOS DO REQUERIMENTO POSSUEM UM ÍCONE PARA ORIENTAÇÃO. NÃO DEIXE DE VERIFICÁ-LOS EM CASO DE DÚVIDAS.


* IMPORTANTE!!!

data, o local e o cronograma de entrega dos Kits de alimentos serão divulgados, posteriormente, pela Secretaria de Assistência Social, através do site.

NÃO entrega do Kit de Alimentos resultará em descumprimento de condicionalidade, ocasionando a suspensão imediata do benefício, salvo nos casos de Isenção.

No segundo semestre de 2024, o beneficiário deverá realizar o Recadastramento, por meio do site, para comprovar que continua estudando e utilizando o transporte. A data do recadastramento será divulgada nos canais oficiais da Prefeitura.

É de extrema importância que o estudante acompanhe o andamento de seu requerimento através da plataforma. Não é de responsabilidade da Secretaria de Educação ou de Assistência Social informar qualquer andamento ou prazo ao aluno por nenhum outro canal (telefone, e-mail ou WhatsApp), se não pelo próprio sistema. É obrigação do estudante acompanhar seu processo e se atentar aos prazos estabelecidos. O não cumprimento de exigências ou não envio de documentações solicitadas acarretará o cancelamento do subsídio.

Leia atentamente o Edital, nele estão todas as informações necessárias!


* DÚVIDAS ?

Para eventuais dúvidas, entre em contato pelo nº (19) 99916-4100 (WhatsApp).


* ACESSE O EDITAL – CLIQUE AQUI

* LEIS – CLIQUE AQUI!

* BAIXE OS FORMULÁRIOS PARA PREENCHIMENTO CLIQUE AQUI

* INSCRIÇÃO PARA SOLICITAR O SUBSÍDIOCLIQUE AQUIA partir de 04/03/2024.