Programa Bombeiro na Escola

Parcerias e Projetos │04/04/2024

Acidentes domésticos são hoje a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Para fazer frente a esse problema, foi criado o Programa Bombeiro na Escola que, em Mogi Guaçu, tem a parceria entre a rede municipal de ensino e o bombeiro educador Cabo Leandro Augusto dos Santos, do 7º Grupamento de Bombeiros, desde 2022.  

O programa consiste no encontro do Bombeiro Educador com estudantes dos 4ºs e dos 8ºs anos da Educação Básica, com duração de 4 horas-aula, sendo realizado em 02 ou 04 encontros.

O Cabo Leandro Augusto ministrando aula do Programa Bombeiro na Escola na EMEB “Prof.ª Guilhermina Lopes Rodrigues”

As crianças e adolescentes que participam do programa, muito além do conhecimento adquirido, são vetores de cidadania para as famílias e comunidades, pois o ensino fornecido pelos Bombeiros Educadores transcende as salas de aula.

Entre os temas ministrados estão assuntos como: queimaduras e tratamentos iniciais, acidentes e tratamentos iniciais em crianças, adultos e idosos, ferimentos e hemorragias, engasgamento em bebês e adultos, reanimação cardiopulmonar (RCP), afogamentos, o uso das pipas e os perigos do de cerol.

Todos os estudantes também recebem uma cartilha de apoio. O material foi elaborado por bombeiros e especialistas e é direcionado à faixa etária do nível de escolaridade atendida pelo programa. Além dos temas relacionados a acidentes, nessa cartilha tem instruções de como acionar o Corpo de Bombeiros, a classificação das classes de incêndio e os agentes extintores, as principais causas de incêndios, o uso de gás liquefeito de petróleo e natural e a conduta correta em caso de incêndio.